quarta-feira, novembro 29, 2006

Linius - Software Livre na Justiça

"O Linius é um sistema operativo baseado em Linux e é o resultado de uma opção estratégica de utilização de software livre na justiça, permitindo desta forma a redução de custos em tecnologias de informação. A sua utilização é gratuita e pode ser distribuido livremente.

O projecto Linius é uma iniciativa do Ministério da Justiça, em parceria com o ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa). É um projecto desenvolvido em Portugal e por isso constitui um estímulo ao desenvolvimento da indústria de software nacional.

Integra-se num projecto mais abrangente, que tem como objectivo a massificação do uso das novas tecnologias na justiça, com ferramentas mais adequadas às suas necessidades, facilitando o trabalho de magistrados, advogados, solicitadores e de todos os profissionais da justiça e permitindo assim a prestação de serviços de melhor qualidade, aos cidadãos e às empresas.

O Ministério da Justiça está empenhado no desenvolvimento do Linius, na sua divulgação e na formação do seus utilizadores. Pretende-se que este seja um projecto dinâmico, integrando no futuro próximo, mais e melhores ferramentas de trabalho."

in www.linius.pt

Sem dúvida uma atitude de louvar. Quem tiver interessado no Linius pode visitar o seu site - www.linius.pt - onde pode fazer o download gratuito do sistema operativo.

terça-feira, novembro 28, 2006

U-Mag #3

A edição #3 da magazine U-Mag já se encontra online, desta vez com grandes novidades, nomeadamente um fórum e podcasts, mais conteúdo e melhor apresentação. Podem consultá-la em www.you-mag.com.

domingo, novembro 26, 2006

Lugares


O local ideal para um almoço ou jantar especial.

Quinta da Azenha (Sintra)
Fotografias: rogério pvl

terça-feira, novembro 21, 2006

Last.fm - O vício da música!

Last.fm é um serviço online baseado no Audioscrobbler music engine. Através dele podemos ouvir músicas tal como no serviço Pandora, mas talvez a funcionalidade mais importante é que o last.fm permite ao utilizador instalar um plugin no seu leitor multimedia (winamp por exemplo) e passa a enviar para o seu profile as músicas que ouve, fazendo estatísticas, recomendações de bandas dentro do género e dá a conhecer se os seus gostos musicais são compatíveis com outros utilizadores, e estes últimos podem ou não ser adicionados como amigos. É um conceito interessante e que de certeza vai agradar aos grandes fãs de música, pois podem conhecer novas bandas, dar a conhecer as que ouvem, etc...
O Last.fm já existe à algum tempo, mas dado que tenho andado a dormir ainda nem me tinha apercebido qual a sua verdadeira utilidade.
Aqui fica o link para o meu profile!

domingo, novembro 19, 2006

Songbird - O Futuro Firefox dos Media Players?


Songbird é um leitor web multimédia para o desktop, uma jukebox digital e ainda um web browser. Suporta extensões e skins (chamadas feathers neste caso), é construído a partir do Mozilla (a base do firefox, thunderbird, etc...), é multi-plataforma (Windows, Linux e Mac OS) e é grátis, ou melhor, livre (open-source).
Agora podia ficar aqui a descrever o que é que o Songbird tem de tão especial em relação aos outros leitores do costume mas corro o risco de ser muito incompleto. Por isso aqui vai o link para um pequeno vídeo que vos dá mais que motivos para experimentarem este leitor. No entanto é de notar que o Songbird ainda é versão 0.2, ou seja ainda não está completamente pronto para o utilizador final. Apenas em 2007 quando sair a versão 1.0 é que poderemos ver este leitor em plenas funcionalidades.

www.songbirdnest.com

quinta-feira, novembro 16, 2006

Site Pessoal

Finalmente depois de algum tempo, lá decidi acabar a primeira versão do meu site pessoal. Ainda não tem conteúdo de relevância. Aos poucos vou colocando lá informação, na tentativa de o transformar numa espécie de currículo.
É um site simples feito em XHTML e CSS. Aqui vai o link: www.rogeriopvl.pt.vu

quarta-feira, novembro 15, 2006

Free Hugs - Uma história que inspira!


Hoje encontrei este video que me surpreendeu bastante. Uma mensagem às pessoas, que tudo pode mudar com um pequeno gesto. Devo confessar que me inspirou para olhar o mundo com olhos diferentes.
Quem me conhece sabe que eu nunca fui muito dado a este tipo de coisas, secalhar porque nunca foram feitas de maneira tão espontânea e humana.

Um Abraço!

terça-feira, novembro 14, 2006

Creative Commons agora válida em Portugal




Desde ontem que é possível em portugal ter os trabalhos protegidos (textos, imagens, videos etc...) pela Creative Commons sob o Direito de Autor Português perante os tribunais.
Para registar os seus trabalhos basta ir aqui!

"É uma filosofia de partilha. Uma nova forma de entender os direitos de autor. São soluções adaptadas a um mundo tecnológico em mudança. A partir de hoje as licenças Creative Commons têm enquadramento jurídico em Portugal."

in Publico.


domingo, novembro 12, 2006

U-mag - Magazine online de artes e cultura urbana

"Dois grandes amigos, Carlos e Ricardo, procurando um projecto, que os faça sentirem-se bem com eles próprios, fazendo as coisas que mais gostam, levou-os a produzirem esta revista.
Ela tem como objectivo principal, divulgar o trabalho de artistas nacionais, além de dar a conhecer novos talentos."
In U-mag #1

Descobri recentemente este projecto muito interessante de seu nome U-mag. Uma revista online gratuita com conteúdo original e muito bem apresentado. Como gosto de revistas online, chamou-me a atenção e foi logo para aos favoritos.

Actualmente encontra-se no número #2. Nesta edição destaca-se um artigo que faz uma reflexão sobre os filmes de terror e a sua evolução, uma entrevista com a banda portuguesa "If Lucy Fell" e uma Photo report sobre Londres.
Vale a pena dar uma olhadela.

www.you-mag.com

quinta-feira, novembro 09, 2006

In Loving Memory



Porque há certas músicas que conseguem materializar o que se sente em determinados momentos. Este é o meu momento...

More Than a Thousand - "In Loving Memory"