segunda-feira, março 26, 2007

domingo, março 25, 2007

Nova Aquisição

Ontem adquiri um novo brinquedo. De seu nome LG L204WT 20.1", é um ecrã TFT-LCD para o meu PC. Já andava há cerca de 5 anos com um CRT de 17", que apesar de ainda estar impecável, provocava alguma irritação nos olhos ao fim de algumas horas de programação ou webdesign. Assim que instalei este novo monitor de 20" wide, fiquei completamente "à nora" com a quantidade de espaço que tinha disponível no ambiente de trabalho. Com uma resolução de 1680x1050 é muito pouco provável eu agora usar o botão maximizar de qualquer aplicação que seja. Só para terem uma ideia este blog com o firefox maximizado ocupa cerca de 20% do espaço no ecrã.

Passando a especificações mais pormenorizadas, este monitor da LG é uma verdadeira pérola para se ter em qualquer secretária. Com um design simples e bonito, um aspect ratio de 16:10, contraste de 2000:1 e um tempo de resposta de 5ms, este ecrã torna-se a melhor relação qualidade/preço na gama de ecrãs de 20".
Como pontos menos favoráveis este ecrã apresenta os botões de configuração na parte de trás, o que, apesar de ter a legenda na frente, torna as primeiras tentativas de uso frustrantes. Outro ponto menos favorável é o suporte (ente a base e o monitor) que parece um pouco frágil.
Em Windows a configuração deste monitor foi quase plug&play. Em Linux (Ubuntu) foi preciso editar o ficheiro de configuração xorg.conf para este poder detectar os novos modos de resolução além de 1024x768.

Conclusão, um monitor cinco estrelas que recomendo a quem deseja ter um ecrã mais produtivo quer em programação quer em webdesign (mas atenção ao aspecto do site noutros monitores), e com preço acessível (300€) dado a sua qualidade.

quarta-feira, março 14, 2007

NIN Tornam a Sua Música "Open-source"?

Pois é. Tenho andado afastado do blog. Começou a faculdade em força, o tempo é cada vez menos e as "grandes" novidades e ideias que tenho têm ido para o fórum (Laboratório Sem Janelas).

Mas isto não interessa para nada porque o post é sobre uma das melhores bandas do mundo. Os Nine Inch Nails. Depois de uma longa polémica sobre andarem a espalhar as faixas do próximo album nas casas de banho das salas de concerto por onde passam (dentro de uma pen), agora surge algo que é totalmente novo no mundo da música profissional. A banda decidou colocar online o ficheiro "fonte" de uma das músicas novas, no formato GarageBand (programa de edição audio do mac). E anunciaram no site que irão fazer o mesmo para todas as faixas do álbum. Para quem tem um mac, agora pode divertir-se a editar as músicas dos NIN, ou simplesmente observar a mestria com que são feitas.

Aqui fica o link para o download da fonte da música "Survivalism": http://www.nin.com/current/

domingo, março 04, 2007

Dormir Despido...

De acordo com o site www.sleepnaked.org , dormir sem qualquer roupa traz bastantes benefícios:

Benefícios a nível de saúde e conforto. E dormir confortável é crucial para um bom relaxamento, resultando num sono mais profundo e tornando mais fácil o corpo regenerar-se, reparar-se e ganhar energia para o dia seguinte.

Benefícios a nível sexual. Se dormem com um parceiro/a, a intimidade entre os dois aumenta consideravelmente e sexo ocasional poderá ocorrer com maior frequência.

Benefícios a nível de trabalho e estilo de vida. Pelos mesmos motivos mencionados na saúde, acabam por se reflectir também na produtividade e estilo de vida.

Bem, já ficam a saber que é recomendado fazerem-no... para dúvidas e mais informações : www.sleepnaked.org

sexta-feira, março 02, 2007

Amor à Primeira Vista?

Hoje estava a passear no colombo, quando decido entrar na Fnac (é rara a vez que não entro nessa loja). Depois de dar uma passagem rotineira pela "bancada" Apple, escutei o que parecia ser uma bateria a tocar. O som vinha do café/bar da Fnac. Curioso, fui espreitar e encontro uma banda a efectuar o sound check, preparando-se para um concerto (showcase). Tinha uma menina loira como vocalista, um baixista, teclista e baterista (estranho não havia nenhuma guitarra). Assim que a vocalista começou a cantar... fiquei literalmente sem palavras, que o diga o meu colega e amigo Dawn que me aturou nos minutos seguintes a elogiar compulsivamente a voz da vocalista. Mesmo a nível instrumental a banda apresentava um rock ligeiro (indy) com muitas influências chillout e elementos de jazz, bastante agradáveis de ouvir.

Procurei rapidamente por informação da banda nos arredores, até que encontrei o CD deles exposto para venda. De seu nome Triband, são alemães e deixaram-me completamente rendido à sua música, o que é um feito, dado que a primeira audição foi num concerto ao vivo, onde normalmente o som é pior e os artistas não têm a ajuda de qualquer elemento de estúdio que os aperfeiçoe. Por isso o que eu pude ouvir foi puro talento sem quaisquer efeitos. Sem dúvida o seu maior trunfo é a voz e presença da bela vocalista.

Foi com muita pena que não pude assistir ao concerto, mas o sound check foi suficiente para eu me interessar bastante por esta banda, que ao que parece, depois de uma pesquisa feita no google, não são muito conhecidos. Vão no entanto lançar em Abril o segundo álbum e estão em Portugal para o apresentar.

Assim que puser as mãos no CD, posto aqui uma pequena review. E faço-o porque acho que estas pequenas bandas têm bastante qualidade e merecem ser divulgadas.

http://www.triband-music.de/

quinta-feira, março 01, 2007