domingo, dezembro 31, 2006
Último Matinal de 2006
Provavelmente já niguém vai ler o meu post, porque está tudo ocupado com os preparativos para a grande festa de logo à noite. Por isso mesmo eu aproveito agora para desejar a todos um excelente ano 2007 e divirtam-se o máximo logo para entrarem com o pé direito!
por Rogério ás 15:58
sábado, dezembro 30, 2006
I Can Smell 2007...
À medida que os anos avançam, passam cada vez mais rápido, pelos menos essa é a impressão com que fico. É o tremendo fardo da idade que nos vai pregando estas partidas... Sim, porque parecendo que não, 24 anos começa a ser um fardo pesado de carregar. Por falar em fardo, e como hoje estou muito virado para citar autores famosos... Charles Baudelaire encaixa aqui nas minhas palavras de uma maneira bastante natural.
"Devemos andar sempre bêbados.
É a única solução.
Para não sentires o tremendo fardo do tempo que te pesa sobre os ombros e te verga ao encontro da terra, deves embriagar-te sem cessar.
Com vinho, com poesia, ou com a virtude.
Escolhe tu, mas embriaga-te.
E se alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre as verdes ervas de uma vala, na solidão morna do teu quarto, tu acordares com a embriaguez atenuada, pergunta ao vento, à onda, à estrela, à ave, ao relógio, a tudo o que se passou, a tudo o que gira, a tudo o que canta, a tudo o que fala; pergunta-lhes que horas são: "São horas de te embriagares. Para não seres como os escravos martirizados do Tempo, embriaga-te, embriaga-te sem descanso. Com vinho, com Poesia. ou com a virtude"
"Embriaga-te" - Charles Baudelaire
Um belo poema que até enquadra bem neste espírito de reveillon. É este o "tremendo fardo" a que me refiro. Possivelmente percebem agora.
Falando do novo ano. Espero que 2007, a nível pessoal, seja um ano de consolidação das mudanças que ocorreram. Espero igualmente que seja um ano mais produtivo onde a motivação e força para ultrapassar os obstáculos seja abundante. Pelo menos que não seja abalada pelo cometer dos mesmos erros de 2006.
Espero que para o "e-Motivo" também seja um grande ano, e não apenas o ano em que o blog acabou por desinteresse do seu desnaturado autor (que tem a mania de começar blogs, sites, fóruns e abandoná-los a meio - shame on me).
O meu outro grande blog, o mutilado mas sobrevivente "O Lado Negro das Palavras" está aos poucos a renascer das cinzas da monotonia em que se tinha instalado e promete voltar a ser um blog mais actualizado e com mais movimento. Tenho para ele planeado um novo aspecto e talvez quem sabe uma nova casa (leia-se alojamento).
E pronto, não vos maço mais com este post, que não foi senão uma maneira de me redimir pela ligeira falta de actividade dos últimos dias.
por Rogério ás 00:20
quarta-feira, dezembro 27, 2006
Rescaldo
por Rogério ás 02:02
domingo, dezembro 24, 2006
Boas Festas!
por Rogério ás 11:56
sábado, dezembro 23, 2006
sexta-feira, dezembro 22, 2006
Os Talentos do Twitter
Antes de mais, o que é o Twitter? O Twitter é um serviço online de entretenimento, mas que é bastante flexível. Numa primeira avaliação serve para os utlizadores informarem outros utilizadores do que se encontram a fazer ou pensar naquele momento. Até aqui expele inutilidade por todos os póros. No entanto não será bem assim tão inútil quanto aparenta. Numa cuidadosa apreciação podemos perceber que umas das principais chaves de sucesso deste serviço são as características acima referidas: entretenimento e felixibilidade. E estas duas são exploradas de forma tão coerente que os utilizadores acabam por encontrar por eles próprios as suas combinações de utilidades do serviço. Ou seja, nem todos o utilizam para as mesmas funções. Uns escrevem pensamentos, outros escrevem o que se encontram a fazer naquele momento, outros preferem escrever coisas sem nexo, devaneios numa espécie de mini-blogging, outros aproveitam descaradamente para fazer publicidade aos seus sites, outros para tomar pequenas notas quando estão fora de casa, para posterior consulta, etc. Existe de tudo um pouco no universo Twitter. Quanto a funcionalidades encontramos algumas e que seriam talvez as mais desejadas num serviço do género. Podemos inscrever o nosso número de telemóvel para passar a receber os updates dos amigos e até mesmo enviar os nossos updates por sms quando não estamos em casa com um computador por perto. Quando temos um computador podemos optar ou por visitar o site do serviço, onde temos uma homepage onde são listados os nossos posts juntamente com os dos utilizadores adicionados como amigos numa linha de tempo, uma caixa de texto sempre pronta a receber os nossos updates e ainda os links para os amigos, configurações etc. Para os que não gostam de ter o site sempre aberto, podem optar por algo mais cómodo, como é o caso de adicionar o Twitter a um instant messenger através do protocolo Jabber (google talk p.e.). Deste modo poderão enviar os updates pela janela de conversação e receber na mesma os updates dos utilizadores amigos. Existe também uma API para se poderem desenvolver aplicações que interajam com o serviço. No meio destas opções todas uma também de grande importância é a privacidade. O twitter tem uma página denominada public timelime onde se podem ver todos os posts de todos os utilizadores. No entanto concerteza que existirão pessoas que não se tencionam expôr ao mundo inteiro. Essas pessoas podem escolher a opção "only send uptades to friends", e desta maneira apenas as pessoas listadas como amigos poderão receber os posts.
É de notar que este serviço segue os modelos de outros serviços como o Flickr onde para adicionar alguém aos favoritos não é necessário aprovação. Se um utilizador for adicionado por outro fica automaticamente como "follower". Se o utilizador que foi adicionado responder também adicionando o outro então aí ficam como "friends".
Ora depois desta pequena análise de funcionalidades não se pode dizer que seja um serviço assim tão vazio de conteúdos quanto isso. É rico em simples funcionalidades com grande potencial.
A utilidade do Twitter mesmo que pareça inexistente no ponto de vista produtivo, não é motivo para não ser utilizado por milhares de utilizadores e curiosamente a maioria de uma faixa etária na casa dos 20 anos para cima. Ou seja um público já com alguma maturidade e fundamentalmente elevados conhecimentos nas áreas das tecnologias. Porque no fundo todos temos pessoas nas nossas vidas pelas quais nos interessamos o suficiente para querer ficar a conhecer os pequenos detalhes mundanos do seu quotidiano, quando não estamos presentes fisicamente. O Twitter acaba por aproximar as pessoas de uma maneira mais exótica que qualquer outro meio de socialização na internet. Não substitui os instant messengers mas é um óptimo complemento.
por Rogério ás 17:07
quinta-feira, dezembro 21, 2006
Férias
Nos últimos dias tenho andado aqui com um post na cabeça para falar sobre aquele serviço que mencionei à uns dias atrás como inútil (sim o Twitter.com), mas apesar de passar o dia a pensar nisso, escrevê-lo tá quieto! E porque quero escrever sobre ele? Bem porque desdenhei vezes sem conta do pobre serviço e agora uso-o diáriamente... Mas claro tudo tem a sua justificação, e depois de uma melhor avaliação acabei por o achar bastante interessante, mas isso depois explico melhor no tal post que tenho de escrever. Eu prometo!
por Rogério ás 20:08
quarta-feira, dezembro 20, 2006
PoesyBeat
www.poesybeat.org
por Rogério ás 14:12
terça-feira, dezembro 19, 2006
Go2Web2.0
O Go2Web2.0 é um directório de sites web 2.0 onde podemos encontrar bastantes projectos interessantes que utilizam esta tecnologia recente.
Deixo aqui o link para visitarem: www.go2web20.net
por Rogério ás 23:51
segunda-feira, dezembro 18, 2006
iCreate - A Revista Creativa
Comprei hoje o primeiro número da revista, estive a ler alguns artigos e agradou-me bastante quer a nível de design, quer a nível de conteúdo. Existe igualmente um site com alguns artigos disponibilizados online e ainda uma "demo" da revista em flash. Aqui fica o endereço: www.icreate.pt
por Rogério ás 15:53
domingo, dezembro 17, 2006
Procura-se Jogo!
Ps. Já me arranjaram o Máfia, mas o meu interesse foi tamanho que nem o instalei sequer.
por Rogério ás 18:27
sábado, dezembro 16, 2006
Ah! O Natal!
por Rogério ás 23:55
sexta-feira, dezembro 15, 2006
Twitter.com
por Rogério ás 20:04
quinta-feira, dezembro 14, 2006
me @ Flickr.com
http://flickr.com/photos/rogeriopvl/
Aqui fica o meu endereço no flickr. Tinha umas fotografias interessantes guardadas aqui no disco e achei boa ideia partilhar. Espero que gostem.
por Rogério ás 19:05
terça-feira, dezembro 12, 2006
O Meu Umbigo
Os interessados em obter o livro devem enviar um email para aqui!
"O Meu Umbigo é um pequeno livro que reune cerca de 25 crónicas de temas tão variados como o cinema, a música ou as avarezas do dia a dia. A autora escreve sobre o que são as suas grandes paixões, sobre os seus ódios de estimação, reflecte sobre as suas fraquezas, ironiza consigo própria e cria um universo do inesperado entre o real e o ficcional. Cabe ao leitor tentar descobrir se há realidade em O Meu Umbigo ou se tudo não passam de devaneios criativos de uma autora em inicio de carreira."
por Rogério ás 22:16
PostSecret
por Rogério ás 09:35
domingo, dezembro 10, 2006
sábado, dezembro 09, 2006
Geesee! - Chat para o seu site
www.geesee.com
por Rogério ás 23:28
sexta-feira, dezembro 08, 2006
Salad Fingers
Aqui fica o link para poderem assistir aos episódios: Salad Fingers
por Rogério ás 17:33
quarta-feira, dezembro 06, 2006
segunda-feira, dezembro 04, 2006
Software Grátis
Lista de Software Gratuito
por Rogério ás 12:36
domingo, dezembro 03, 2006
sexta-feira, dezembro 01, 2006
Matinal
Nada como começar o feriado de 1 de Dezembro "cedinho" no mar. Com um frio de rachar, mas que não foi suficiente para tirar o entusiasmo. Só foi pena as ondas não ajudarem muito, mas deu para divertir e lavar um pouco da alma!
Fotografia: rogério pvl
por Rogério ás 22:19