sexta-feira, julho 27, 2007

O nascimento das distribuições Linux

Para quem tem a curiosidade de saber de onde vieram todas as distribuições de Linux existentes, aqui vai mapa com a linha temporal, mostrando as evoluções e nascimentos das mesmas.
Uma pequena curiosidade, a qual desconhecia, é que a primeira distribuição de Linux foi a SLS (Softlanding Linux System) e apareceu em 1992. Cliquem na imagem para ver ampliada.

quarta-feira, julho 25, 2007

Como recuperar o GRUB boot loader

Para quem já experimentou linux em paralelo com windows e teve por algum motivo que reinstalar este último, sabe que o GRUB (boot loader de grande parte das distribuições de linux) desaparece do mapa, ficando o utilizador sem a possibilidade de escolher entre os dois sistemas operativos (entrando automaticamente em windows).
Isto acontece porque o sistema operativo da Microsoft não detecta a existência de outros sistemas operativos, reescrevendo o MBR (Master Boot Record) do disco, de modo a apenas carregar-se a si próprio.
Felizmente existe solução para recuperar o acesso ao linux após uma instalação de windows. E é um processo simples de executar, num pequeno número de passos.

Supondo que está a ser usado Ubuntu:

1- Colocar o CD de Ubuntu na drive de cd-rom,

2- Iniciar o Ubuntu a partir do CD (modo Live CD),

3- Depois de carregado, abrir uma consola/terminal ( Aplicações -> Acessórios -> Consola )

4- Escrever sudo grub na consola:

Aqui neste passo irá abrir a linha de comandos do GRUB, aí escrever:

find /boot/grub/stage1

Irá aparecer um resultado do estilo (hdX,Y) onde X e Y são números que podem variar de instalação para instalação. Em seguida escrever:

root (hdX,Y)

Depois escrever:

setup (hdX)

E finalmente : quit

Agora é só fazer reboot e voilá, GRUB is back!

segunda-feira, julho 23, 2007

Utilizar o SCP - Secure File Copying

O SCP faz parte do pacote SSH. É um simples comando que permite copiar um ficheiro de ou para um servidor remoto usando o protocolo SSH.
Muita gente costuma ter dúvidas na utilização deste comando, por isso aqui ficam umas dicas de como o utilizar correctamente:

Para copiar um ficheiro da pasta home de um user num local remoto para a directoria onde estamos:

scp user@servidor:~/ficheiro.xpto .

Para copiar um ficheiro do nosso computador (directoria onde estamos) para a pasta home de um user num local remoto:

scp ficheiro.xpto user@servidor:~/

Com este comando poderão copiar os ficheiros de modo seguro e eficiente.

quinta-feira, julho 12, 2007

Como aceder a sites cujo registo é necessário?

Deparei-me com um artigo muito interessante que explicava como aceder a web sites pagos de graça. Parece que basta modificar-mos o browser para parecer que somos o Google Bot, para ter acesso a uma quantidade considerável de sites, fóruns, etc, cujo registo é necessário.
Nunca se perguntaram porque motivo o google retorna nas pesquisas resultados cujo acesso é necessário password? Pois é, o google bot tem acesso a eles, porque é permitido ao mesmo exclusivamente. E é permitido porquê? Simples, os sites com anúncios querem ter todo o seu conteúdo anunciado de modo a obterem mais dinheiro e cliques. Agora é só usar isto em nossa vantagem.
O truque consiste em alterar o User Agent do nosso browser para nos indentificar como sendo o Google Bot e voilá!

User Agent: Googlebot/2.1
Compatible: http://www.googlebot.com/bot.html

Não vou ser mais detalhado na explicação disto para evitar abusos. Pesquisem que vão encontrar como alterar o user-agent nos vossos respectivos browsers.

quarta-feira, julho 11, 2007

Sem acentos no XChat?

Já não é a primeira vez que me acontece. Mas acabo sempre por me esquecer da resolução deste simples problema.
Na maioria dos casos, a aplicação XChat (cliente de IRC), em Linux e Mac envia de modo erróneo os caracteres com acentos devido ao charset utilizado por default. Acontece que nós que o estamos a usar vemos correctamente os acentos, mas quem está do outro lado não. Para ajudar à festa não existe em lado algum (pelo menos que eu tenha reparado, e procurei bastante) a opção para mudar o charset. Para os que têm o mesmo problema, e para mim que dentro de uns tempos quando reinstalar o Ubuntu já não me vou lembrar disto, aqui fica a solução. É muito simples basta escrever o seguinte na caixa de texto:

/Charset ISO-8859-15

Problema resolvido. Até ao próximo post! :P

terça-feira, julho 03, 2007

Assinem... pela vossa liberdade!

Assinem esta petição: http://www.petitiononline.com/OOXMLPT/petition.html

Em jogo está a nossa liberdade a nível informático...