quarta-feira, novembro 29, 2006

Linius - Software Livre na Justiça

"O Linius é um sistema operativo baseado em Linux e é o resultado de uma opção estratégica de utilização de software livre na justiça, permitindo desta forma a redução de custos em tecnologias de informação. A sua utilização é gratuita e pode ser distribuido livremente.

O projecto Linius é uma iniciativa do Ministério da Justiça, em parceria com o ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa). É um projecto desenvolvido em Portugal e por isso constitui um estímulo ao desenvolvimento da indústria de software nacional.

Integra-se num projecto mais abrangente, que tem como objectivo a massificação do uso das novas tecnologias na justiça, com ferramentas mais adequadas às suas necessidades, facilitando o trabalho de magistrados, advogados, solicitadores e de todos os profissionais da justiça e permitindo assim a prestação de serviços de melhor qualidade, aos cidadãos e às empresas.

O Ministério da Justiça está empenhado no desenvolvimento do Linius, na sua divulgação e na formação do seus utilizadores. Pretende-se que este seja um projecto dinâmico, integrando no futuro próximo, mais e melhores ferramentas de trabalho."

in www.linius.pt

Sem dúvida uma atitude de louvar. Quem tiver interessado no Linius pode visitar o seu site - www.linius.pt - onde pode fazer o download gratuito do sistema operativo.