domingo, março 25, 2007

Nova Aquisição

Ontem adquiri um novo brinquedo. De seu nome LG L204WT 20.1", é um ecrã TFT-LCD para o meu PC. Já andava há cerca de 5 anos com um CRT de 17", que apesar de ainda estar impecável, provocava alguma irritação nos olhos ao fim de algumas horas de programação ou webdesign. Assim que instalei este novo monitor de 20" wide, fiquei completamente "à nora" com a quantidade de espaço que tinha disponível no ambiente de trabalho. Com uma resolução de 1680x1050 é muito pouco provável eu agora usar o botão maximizar de qualquer aplicação que seja. Só para terem uma ideia este blog com o firefox maximizado ocupa cerca de 20% do espaço no ecrã.

Passando a especificações mais pormenorizadas, este monitor da LG é uma verdadeira pérola para se ter em qualquer secretária. Com um design simples e bonito, um aspect ratio de 16:10, contraste de 2000:1 e um tempo de resposta de 5ms, este ecrã torna-se a melhor relação qualidade/preço na gama de ecrãs de 20".
Como pontos menos favoráveis este ecrã apresenta os botões de configuração na parte de trás, o que, apesar de ter a legenda na frente, torna as primeiras tentativas de uso frustrantes. Outro ponto menos favorável é o suporte (ente a base e o monitor) que parece um pouco frágil.
Em Windows a configuração deste monitor foi quase plug&play. Em Linux (Ubuntu) foi preciso editar o ficheiro de configuração xorg.conf para este poder detectar os novos modos de resolução além de 1024x768.

Conclusão, um monitor cinco estrelas que recomendo a quem deseja ter um ecrã mais produtivo quer em programação quer em webdesign (mas atenção ao aspecto do site noutros monitores), e com preço acessível (300€) dado a sua qualidade.