domingo, janeiro 13, 2008

Navegar anónimo na internet


Nos dias que correm torna-se cada vez mais importante proteger-mos a nossa identidade online, pelos mais variados motivos. Sendo o principal motivo o facto de ser possível descobrir quem nós somos, de que país e com quem comunicamos. O mecanismo que permite obter tais informações designa-se por análise de tráfego.

A análise de tráfego pode ser utilizada para descobrir quem está a comunicar com quem numa rede pública, conhecer o destino e origem do tráfego, descobrir hábitos e interesses, etc. E isto é possível mesmo que se tomem alguns cuidados como por exemplo cifrar os dados, porque esta informação reside nos cabeçalhos dos pacotes enviados que nunca são cifrados para poderem chegar ao destino correctamente. Podem ler mais informação sobre estes detalhes neste artigo bastante completo.

Depois desta curta introdução convém então explicar como resolver este problema da anonimidade na internet. A solução chama-se Tor. Tor é uma rede de túneis virtuais que permite a pessoas e grupos aumentar a privacidade e segurança na internet. Encontra-se ainda em desenvolvimento, mas já faz um bom trabalho em ocultar a nossa localização, no entanto não é garantido a 100% a sua eficácia, de modo que não se recomenda a sua utilização em situações de privacidade crítica.

De seguida vou explicar os passos para instalar Tor em Linux Ubuntu, em Debian os passos também são os mesmos. Para utilizadores Mac OS, econtram aqui as instruções necessárias. Caso (ainda) sejam utilizadores Windows, podem encontrar aqui as instruções para instalar e configurar correctamente.

Basta inserir numa linha de comandos:

sudo apt-get install tor
sudo /etc/init.d/tor start


Depois de instalado e iniciado, o Tor passa a receber as ligações na porta 9050, por isso é necessário configurar as aplicações nas quais queremos privacidade para utilizarem um proxy SOCKS5 em 127.0.0.1 (localhost) na porta 9050.

Agora podem ligar-se a um servidor de IRC e testarem fazer um whois ao vosso nick para confirmarem como já têm um IP diferente (neste caso fiquei com um IP pertencente a um IP mit.edu (EUA):

Podem fazer isto para todas as aplicações que desejarem. Se houver alguma que não suporte proxies com SOCKS5 (como por exemplo o Firefox 1.5) basta instalarem o privoxy e redireccioná-lo para a porta do Tor:

sudo apt-get install privoxy


Depois de instalado vamos então redireccionar para o Tor editanto o ficheiro /etc/privoxy/config adicionando-lhe:

forward-socks4a / localhost:9050 .


Não esquecer de incluir o ponto. Agora basta iniciar o serviço:

sudo /etc/init.d/privoxy start


E pronto temos tudo para navegar anónimamente na internet. Convém notar que estes passos não protegem os dados a circular, para isso deverá ser necessário usar SSL para cifrar o conteúdo. O Tor apenas protege a nossa identidade na internet. E não esperem grandes velocidades no acesso, pois como devem calcular este serviço degrada um pouco, por vezes muito, a velocidade da ligação. Mas existe sempre um preço a pagar para se ficar anónimo :)