Todos os anos milhares de pessoas têm como um dos principais objectivos do novo ano, perder peso. Uns não passa mesmo da garganta para fora, outros tentam mas desistem à primeira passagem por um macdonalds, outros acabam por conseguir, mas da maneira errada e prejudicial à saúde. Poucos são os que conseguem manter um peso e dieta saúdavel.
Hoje em dia quando se fala em dieta associa-se imediatamente à perda de peso, no entanto a dieta vai muito além disso e a perda de peso é apenas um benefício mínimo comparado com as grandes mudanças a nível de saúde no nosso organismo.
Para isso mesmo é que estou a escrever este artigo. Não pensem que sou um expert no assunto, nada disso, não tenho qualquer habilitação na área da saúde, por isso mesmo vou realçar a importância da consulta de um especialista nos casos mais complicados. Isto são apenas conselhos básicos que seguidos à risca conduzem a uma vida mais saudável e um peso ideal. E como todos nós nesta época que passou cometemos sempre uns exageros a nível de doces, estes conselhos irão ajudar a compensar por todos esses exageros.
Obrigue-se a mexer um pouco mais do que costumava. Opte por caminhar em vez de conduzir. Se os locais para onde se desloca são consideravelmente longe, utilize outros truques como por exemplo, estacionar o carro no lado do parque mais afastado. Utilize as escadas em vez do elevador. Em casa não esteja muito tempo parado no sofá. Se gostar de passar horas a jogar, compre uma Wii onde ao mesmo tempo que joga, sempre se movimenta.
Comer pouco e muitas vezes. Evitar estar muitas horas sem comer, o organismo começa a retirar energia da massa muscular e não é bem a massa muscular que se quer perder. Além disso quando chega a hora das grandes refeições e não comemos nada nos intervalos, acaba-se sempre por cometer exageros e comer que "nem um alarve". Não deve estar sem comer mais de 3 horas. Nos intervalos, opte por comer coisas leves, fruta, barras de cereais, iogurtes ou até mesmo pão. Doces e fritos devem ser evitados no caso de pouca actividade física.
Esconder as tentações. Não precisa de banir completamente da sua vida as bolachas, os chocolates, etc. Basta não os ter tanto à vista para ajudar a ser mais moderado. Não precisa de deixar de comer todas as coisas boas na vida. A chave é "moderação".
Beber muita água. Se beber água regularmente, não terá tantos ataques de gula. Além de que a água faz bem ao organismo.
Exercício Físico! Sim este é o mais importante de todos. Pratique um desporto. Corra 30/60 minutos sempre que puder. Caminhe. Faça uns abdominais antes de deitar. Bastam 3 séries de 20 e ir aumentando com o tempo. Inscreva-se num ginásio. O que tiver mais ao seu alcançe. Mas mexa-se, o seu organismo agradece.
Motive-se. É muito fácil desmotivar a nível de exercício físico. Arraste-se se for preciso, mas não perca a motivação de manter um plano de exercícios. Quanto mais exercício fizer, mais calorias perde, mais massa muscular ganha, o que ajuda a tornar o corpo muito mais firme e resistente.
Siga a regra das refeições. Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre. O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. E até é a refeição onde podemos cometer mais "exageros", pois o organismo consegue eliminar com mais eficácia as calorias. O almoço deve ser equilibrado. E o jantar deverá ser muito leve, dado que o dia terminou e provavelmente já não irá fazer mais nenhum movimento.
Seguindo estes conselhos, irá concerteza ao fim de algum tempo notar bastantes melhorias a nível da saude e do peso. É preciso é ser paciente e não exagerar em nenhum dos passos numa tentativa de "acelerar" a perda de peso.