domingo, janeiro 27, 2008

Mac OS 10.5 Leopard - Os bugs encontrados


Estes foram os bugs que encontrei ao fim de uma semana de utilização do recente Mac OS 10.5 Leopard, para o qual a Apple já tem previsto um update (10.5.2) com cerca de 450Mb.
  • O primeiro foi logo encontrado na segunda vez que descarreguei por completo a bateria. O Macbook em vez de fazer sleep quando a bateria descarregou, fez shutdown forçado, fazendo-me perder tudo o que estava a fazer. Isto aconteceu cerca de 3 vezes. A partir daí quis poupar a máquina de shutdowns forçados e passei a ligar o carregador assim que o aviso de bateria fraca aparecia. Por mais estranho que pareça, testei um dia mais tarde e não voltou a acontecer até hoje...
  • O segundo, que provavelmente é relacionado com o primeiro, o sistema que indica a carga da bateria não acerta nem por sombras do tempo restante de bateria nem o tempo restante para carregar por completo a bateria. Má gestão de energia por parte do Leopard? Checked. Digo isto porque depois de uma pesquisa encontrei pessoas a queixarem-se do mesmo, tendo apenas acontecido após o upgrade do Tiger para o Leopard.
  • Terceiro, no Thunderbird e Firefox, o ponteiro do rato tem um comportamento estranho ao passar repetidamente por texto. Fica durante uns milisegundos com o dobro do tamanho e desfocado. Além de que o Firefox por si só tem um comportamento pouco fluído, o que para já me faz utilizar o Safari como browser de eleição em Mac OS.
  • Quarto e último, o problema que já tinha referido sobre os ficheiros .dmg não ejectarem e misteriosamente não volta mais a acontecer depois de um reboot.

Este foram os únicos bugs com que me deparei até agora, não são muitos mas os primeiros que mencionei são um pouco graves (mas habituais?) quando se fala de um produto vindo da Apple.

Em relação aos problemas com a bateria no Leopard também existe a possibilidade de o problema ser mesmo da bateria e não do sistema operativo, e por esse mesmo motivo vou estar atento, para no caso de essa possibilidade se confirmar ir direito à loja :)

De resto posso dizer que o Leopard tem coisas muito boas como por exemplo as Stacks, que a vida sem elas já parece mais complicada :D, a Time Machine que apesar de ainda não a ter usado parece-me muito bem conseguida, o Spaces que era algo que eu já procurava à muito no Mac OS (no Tiger tinha uma aplicação parecida, mas esta é muito melhor), e a rapidez de resposta geral do OS. Entretanto também já me habituei à transparência da menu bar e à dock 3D.

Venha de lá esse update!